NO DIA DA ARVORE, REFLORESTAMENTO DA NASCENTE DO LAGO AZUL É ANUNCIADO

Por Luis Carlos Henrique

NO DIA DA ARVORE, REFLORESTAMENTO DA NASCENTE DO LAGO AZUL É ANUNCIADO

Em comemoração ao dia “Dia da Arvore”, Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano e Rural – SEMADUR, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura - SEMEC, realizou na manhã dessa sexta-feira (21/09), nas margens da Nascente do “Lago Azul”, o ato de lançamento do Reflorestamento da Nascente do Lago Azul.

A Ação faz parte do “Projeto de Reflorestamento da Nascente do Lago Azul”. Por meio do projeto, a SEMADUR, nos últimos 2 (dois) meses, desenvolveu ações que garantiram o isolamento do local, por meio da fixação de cerca de arame, sensibilização da comunidade instalada nos arredores, sobre a importância de se preservar o local e, nos próximos 4 meses realizará o reflorestamento do local, por meio do plantio de mudas produzidas e disponibilizadas pelo “Viveiro Municipal de Araputanga”.

“Quero agradecer as instituições parceiras que, juntamente com a gestão municipal, disponibilizaram os materiais e a mão de obra para o isolamento do local, realizado na primeira fase do projeto. Iniciaremos o plantio das mudas logo que, com as chuvas, o solo ficar mais húmido ser capaz de preservar as mudas vivas”, frisou Willie Martes, Gerente da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Rural – SEMADUR.

O ato contou com a presença da representante do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a Promotora de Justiça da Comarca de Araputanga, Dr.ª Mariana Batizoco Silva, Secretária Municipal de Educação e Cultura, Prof.ª Lindinalva Andrade, e representantes do Programa Educacional “A União Faz a Vida, da fundação Sicredi.

Também participaram da ação, os alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Evaristo Costa que estão desenvolvendo, desde o primeiro semestre desse ano, o projeto “#PenseNasAventurasDaAgua”.

“O Projeto [#PenseNasAventurasDaAgua] veio para sanar a curiosidade das crianças sobre a origem da agua e todo o seu processo de purificação até chegar nas residências e ser utilizada para o consumo”, frisou Professora Silvana Bento, professora regente da turma e coordenadora do projeto.

“Quero parabenizar todos os parceiros desse projeto [ Reflorestamento da Nascente do Lago Azul]. Nós sabemos que o Ministério Público é uma instituição que protege o meio ambiente, pois esse é um direito de todos e deve ser cuidado para que não só as atuais gerações sejam beneficiadas, mas também as futuras gerações”, frisou Dr.ª Mariana Batizoco Silva, Promotora de Justiça da Comarca de Araputanga – MT.